Vestibular de Medicina PUC Minas Via Enem 2018 – Vagas em Contagem




Inscrições até o dia 11 de junho de 2018.

Nos últimos anos, tem crescido o número de instituições de ensino superior que adotaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de avaliação para a entrada de novos discentes. E a última entidade a anunciar que vai adotar este método de escolha foi a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). A instituição presente na cidade de Contagem vai escolher os novos estudantes de medicina por meio do ENEM. Visto que, o número de candidatos para esta graduação tende aumentar a cada ano.

Informações sobre o número de vagas oferecidas pela PUC de Minas Gerais e outros dados

A instituição vai oferecer um total de 50 vagas. Atendendo a política de cotas, desta quantidade total, cerca de cinco vagas vão ser para alunos bolsistas. Para os interessados na bolsa, cujo valor dela é integral, é necessário que os candidatos atendam às seguintes condições impostas pela universidade:


-O aluno não pode ter diploma de graduação em nenhuma instituição de ensino no Brasil.

-A renda familiar do interessado na bolsa não pode passar de um salário-mínimo e meio.

-O futuro aluno da PUC precisa morar ou ter a disponibilidade de residir na cidade de Contagem. Pois a maioria das aulas é oferecida de forma presencial.


Caso o aluno seja contemplado com a bolsa é necessário que ele saiba de antemão:

-A bolsa não pode ser transferível para outra graduação, nem mesmo para o curso de Medicina em outro turno.

Como se inscrever usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para o Vestibular da PUC/ MG

Primeiramente, é importante que os alunos saibam que eles podem usar a nota do ENEM entre os anos de 2013 e 2017. Obviamente, o interessado deve usar a nota final da edição em que ele se saiu melhor.

Para os alunos que vão concorrer a uma vaga no formato de ampla defesa, a inscrição deve ser realizada até o dia 11 de junho de 2018. Já para os interessados em uma das bolsas com desconto, a data final é 21 de maio de 2018. Ambas as inscrições devem ser efetuadas através do seguinte endereço eletrônico: https://www.pucminas.br/Paginas/default.aspx. Para os dois casos a taxa de inscrição é de R$ 65,00.

Ao acessar o link que foi disponibilizado, o aluno deve acessar a aba “Medicina Contagem 2018”. O interessado deve escolher se vai concorrer a uma das vagas de ampla concorrência ou de bolsista. Para ambos os casos é clicar em “Fazer Nova Inscrição” e responder a itens como: nome completo, número do CPF, data de nascimento, telefone residencial, número do telefone celular e endereço de e-mail.

Após essa primeira parte, o aluno vai acessar o sistema e continuar informando mais alguns dados. Para as pessoas que se inscreveram para conseguir uma bolsa de estudos, é necessário provar os itens pedidos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e que foram explicados no tópico “Informações sobre o número de vagas oferecidas pela PUC de Minas Gerais e outros dados”.

Para isso, o aluno após realizar a inscrição pela internet deve também comparecer até a sede do Atendimento Integrado ao Aluno, que está localizado no Prédio 04, do campus da PUC Minas em Contagem, que fica na Rua Rio Comprido, número 4.580. De segunda-feira a sexta-feira, das 08h da manhã até às 18h, até o dia no 22 de maio de 2018. Pois, ele precisa preencher um documento, assinar também uma declaração e entregar alguns documentos, como por exemplo: comprovante de renda, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de casamento e outros. Lembrando que precisam ser originais e cópias do aluno e também de seus familiares.

Para verificar quais são os documentos, o aluno deve acessar o edital que está disponível no seguinte link: http://www1.pucminas.br/medicina2018/. A relação de documentos está descrita no item 3. O resultado dos aprovados em ampla concorrência vai ser divulgado no dia 21 de junho e dos bolsistas no dia 30 de junho de 2018. Boa sorte!

Isabela Castro.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *