Vestibular IME-RJ 2018 – Inscrições




Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto de 2018.

Para os estudantes que desejam participar de um processo seletivo para ingressar em uma faculdade, saiba que o Instituto Militar de Engenharia, o IME, está com o período de inscrição aberto para selecionar novos estudantes. Como diz o próprio nome da instituição, o IME oferece oportunidade de estudo para pessoas que desejam se formar na carreira militar. Mas a faculdade também tem como objetivo formar profissionais que desejam continuar na vida civil, ou seja, não querem entrar na vida militar. Confira abaixo todas as informações, pois este processo seletivo é uma grande oportunidade para os jovens brasileiros.

A respeito das vagas abertas e também os requisitos para a participação dos interessados

Como apresentado no parágrafo anterior, o Instituto Militar de Engenharia vai oferecer vagas para pessoas que desejam seguir na carreira militar e para quem não tem essa vontade. Ao todo, o IME abriu 98 novas vagas. Sendo 24 oportunidades para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Reserva) e 74 oportunidades para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Ativa). Há vagas para cotistas, neste caso para candidatos de cota racial.


O IME tem um método de ensino muito interessante. Pois todos os aprovados para a formação em engenharia passam pelo mesmo conteúdo programático inicial. Após esse período, os estudantes podem escolher entre as seguintes especializações: computação, cartografia, química, materiais, mecânica e de automóveis, mecânica e de armamento, elétrica, comunicação, eletrônica e fortificação e construção.

A instituição definiu que os interessados precisam cumprir os seguintes requisitos:

-ser de nacionalidade brasileira.


-ter entre 16 e 22 anos de idade.

-estar matriculado no último ano do ensino médio e terminar a escola até este ano. Ou então já ter terminado a formação escolar.

Os benefícios concedidos aos novos estudantes do IME

Os 98 alunos que forem selecionados para compor a nova turma do Instituto Militar de Engenharia vão ter direito a alguns benefícios. Os órgãos que formam militares de diferentes categorias oferecem privilégios aos seus alunos para que eles possam se dedicar exclusivamente a sua formação específica. Confira os benefícios concedidos pelo IME:

-bolsa de auxílio paga todos os meses.

-alojamento para os alunos que chegam de outras cidades ou estados diferentes do Rio de Janeiro.

-plano odontológico.

-plano médico.

Entretanto, todos os privilégios citados acima são apenas para os estudantes que da modalidade (CFG/Ativa), ou seja, para aqueles que vão continuar na carreira militar.

A respeito das provas e sobre os resultados

Os inscritos neste processo seletivo vão passar por três avaliações distintas. Sendo elas: prova objetiva, avaliação de saúde e teste de aptidão física. A prova objetiva vai contar com 40 perguntas sobre as seguintes matérias: química, física e matemática. Essa primeira avaliação acontece na data de 12 de outubro de 2018. Os resultados vão ser divulgados 22 de outubro. Essa primeira fase vai ser de caráter eliminatório. Pois os aprovados vão participar de uma segunda prova que vai ser dividida da seguinte forma:

29 de outubro – avaliação aberta de matemática.

30 de outubro – avaliação aberta de física.

31 de outubro – avaliação aberta de química.

01 de novembro – avaliação mista com as matérias de inglês e língua portuguesa.

O resultado da segunda etapa vai ser divulgado em 21 de dezembro de 2018. O teste de saúde acontece de 7 a 11 de janeiro de 2019. Já o de aptidão física está marcado para 14 a 18 também do mês de janeiro.

As provas objetivas e abertas vão acontecer nas seguintes cidades:

São Paulo: São Paulo (capital); São Bernardo do Campo e Campinas.

Espírito Santo: Vila Velha.

Bahia: Salvador.

Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (capital).

Pernambuco: Recife.

Rio Grande do Sul: Porto Alegre.

Amazonas: Manaus.

Minas Gerais: Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Goiás: Goiânia.

Ceará: Fortaleza.

Paraná: Curitiba.

Mato Grosso do Sul: Campo Grande.

Distrito Federal: Brasília.

Pará: Belém.

Informações sobre as inscrições

As inscrições vão ficar abertas até a data de 15 de agosto de 2018. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 e ela deve ser realizada neste endereço eletrônico: http://inscricoes.ime.eb.br/vestibular/cfg/. Os aprovados devem realizar a sua matrícula até o dia 07 de fevereiro e as aulas vão ter início no dia 11 de fevereiro do próximo ano. Boa sorte!

Isabela Castro.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *