Vestibular ITA 2018 – Inscrições



Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro de 2017.

Para quem pretende seguir uma carreira de sucesso a partir de 2018, precisa saber que estão abertas as inscrições para o Vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA. Situado na cidade de São José dos Campos, no Estado de São Paulo, desde a última terça-feira, dia 1 de agosto, os interessados podem participar, sendo que o prazo segue em aberto até o dia 15 de setembro.

São no total 110 vagas para as seguintes modalidades: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica. Desse total de oportunidades, ainda há 25 reservadas para a carreira militar.



Como se inscrever?

As inscrições ocorrem pelo site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, no endereço eletrônico http://www.vestibular.ita.br/. É preciso realizar o pagamento de uma taxa para efetivar a participação, sendo essa no valor de R$ 140. Atente o prazo de término das inscrições, como já citado anteriormente.

Isenção para candidatos

Quem comprovou renda familiar per capita inferior ou de até 1,5 salários mínimos, pôde solicitar a isenção da taxa de inscrição. Ainda, o mesmo era válido para quem tenha estudado em escola pública ou que tenha bolsa integral em colégio particular. A idade máxima para a isenção era de 23 anos, sendo esses completados até o dia 21 de dezembro de 2017.

A lista completa divulgada sobre os candidatos isentos está disponível em http://www.vestibular.ita.br/isencao/pipti_isentos_2018.htm. Confira se o seu nome está nela.



Sobre o vestibular

O certame na edição de 2018 do ITA acontecerá entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2017, nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campo Grande, Campinas, Cuiabá, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Londrina, Juiz de Fora, Natal, Manaus, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Salvador, São José do Rio Preto, Teresina, São Paulo e, por fim, Vitória.

A distribuição das provas ficou da seguinte forma: às 8h do dia 12 de dezembro, terça-feira, acontece a prova com conteúdos de Física; às 8h do dia 13 de dezembro, quarta-feira, a prova com assuntos de Inglês e Português; às 8h do dia 14 de dezembro, quinta-feira, a prova com conteúdos de Matemática; e, por fim, às 8h do dia 15 de dezembro, sexta-feira, a prova com assuntos de Química.

É fundamental ressaltar que, em relação ao exame de língua portuguesa, haverá seis questões sobre a Literatura Brasileira, contemplando a poesia e a ficção. Sendo assim, uma das novidades do vestibular é a lista de obras literárias, com leituras recomendadas para o processo. São elas: Quincas Borba, do autor Machado de Assis; Senhora, de José de Alencar; e, por último, São Bernardo, do autor Graciliano Ramos.

Para cada uma das obras de ficção será apresentada uma questão, totalizando três perguntas. As outras três questões serão sobre interpretação de poemas reproduzidos na prova e de autores brasileiros famosos.

Ainda, quem quiser estudar as provas anteriores, poderá fazê-lo, uma vez que o site da instituição disponibiliza as provas anteriores.

Sobre o resultado do Vestibular

Oficialmente, o resultado do exame da escolaridade terá a sua publicação no dia 29 de dezembro de 2017, a partir das 10h, no horário de Brasília. Quem for convocado precisará participar de uma Inspeção de Saúde, que é composta por um exame médico.

Todas as notas finais estarão disponíveis entre o período do dia 3 de janeiro de 2018 até 2 de março de 2018.

Para informações e outras dúvidas

O ITA é parte do DCTA, o Departamento de Ciência e de Tecnologia Aeroespacial. Assim, quem precisar de mais informações ou tiver alguma dúvida sobre o Vestibular do Instituto, pode acessar o portal da instituição no endereço eletrônico http://www.vestibular.ita.br/. Ainda é disponibilizado um telefone de contato, pelo (12) 3947-5813 e (11) 3947-5932, ou pelo e-mail, no vestita@ita.br.

Kellen Kunz





Postar Comentário