Vestibular ITA 2019 – Inscrições, Mudanças




O Vestibular do ITA de 2019 terá cota para negros e mudanças na quantidade de fases.

Algumas instituições de ensino selecionam os novos alunos de forma muito específica: o vestibular. Esse tipo de seleção era usado pela maioria das organizações. Entretanto, algumas abandonaram ou diversificaram a possibilidade de entrada de novos estudantes. Uma fundação que é muito conhecida em todo território nacional e que usa deste tipo de processo seletivo é o Instituto de Tecnológico de Aeronáutica, o ITA. O tradicional vestibular do ITA já está com o período de inscrições aberto e para essa nova edição conta com algumas novidades em relação às edições anteriores. Se você quer saber sobre essas mudanças leia o texto abaixo e se informe sobre elas.

A respeito das novidades do processo seletivo do Instituto de Tecnológico de Aeronáutica

O ITA promove a formação em nível superior ligada à engenharia há mais de meio século. E se tornou uma instituição muito tradicional do Brasil e consequentemente com um dos processos seletivos mais concorridos. O ITA tinha um padrão no seu vestibular e para este ano dois pontos específicos foram reformulados. O primeiro dele se trata da quantidade de fases que os inscritos vão ser submetidos. Anteriormente, os inscritos realizam as provas escritas em quatro dias seguidos. Para essa nova edição, os candidatos vão participar de duas fases em meses distintos, sendo a primeira em 23 de novembro e a próxima nos dias 10 e 11 de dezembro.


A segunda mudança que foi adotada para o vestibular do ITA se trata da destinação de um número de vagas para candidatos negros. Neste ano, vão ser oferecidas 110 novas vagas e deste número cerca de 22 oportunidades vão ser para cota relacionada a questão racial. Essa medida foi adotada de forma inédita neste ano.

As etapas para a escolha dos novos alunos da instituição

Os inscritos vão participar de três fases distintas. Na primeira etapa, os candidatos vão realizar uma avaliação de múltipla escolha formada por 60 questões contendo os seguintes conteúdos: química, física, matemática, língua inglesa e língua portuguesa. Já a segunda etapa vai ser um teste de caráter discursivo com 30 perguntas sobre química, física, matemática e vão precisar escrever uma redação que o tema deve ser exposto no momento da realização da segunda fase.

Para a melhor preparação dos candidatos, o Instituto de Tecnológico de Aeronáutica mantém em sua página na internet três campos de auxílio nos estudos. O primeiro é sobre instruções para a realização dos exames. O segundo diz respeito ao programa de matérias e o último é uma série de orientações para a escrita da redação. Para acessar a estes tópicos clique em: http://www.vestibular.ita.br. Posteriormente, eles também vão ser submetidos a uma inspeção de saúde. Essa fase vai ser realizada no Esquadrão de Saúde de São José dos Campos / SP.


As provas vão ser aplicadas nas seguintes cidades: Goiânia, São José dos Campos, Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Luís, Campos Grande, Teresina, Campinas, Porto Alegre, Manaus, Belém, Ribeirão Preto, Salvador, Curitiba, Natal, São Paulo, Recife, Fortaleza, São José do Rio Preto, Brasília, Londrina, Juiz de Fora e Cuiabá.

Informações importantes para os inscritos que forem selecionados para estudarem no ITA

Em sua página oficial o ITA disponibilizou informações de extrema importância para os novos alunos. É relevante que os interessados neste processo seletivo saibam de alguns desses pontos. Como, por exemplo, que a instituição concede uma bolsa de estudo e de alimentação para os aprovados. Os novos estudantes podem ou não morar no campus da instituição que é localizado na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo.

O curso de engenharia tem a totalidade de cinco anos de estudo. Nos dois anos iniciais, os estudantes passam por um curso fundamental e nos anos posteriores eles passam por um curso profissional para uma das seguintes áreas da engenharia: Mecânica-Aeronáutica, Eletrônica, Computação, Civil-Aeronáutica, Aeronáutica e Aeroespacial. Essas informações e outros dados podem ser encontrados na página do ITA que foi disponibilizada no último parágrafo. Basta clicar em “Inscreva-se” que vai se ter uma relação de dados que é necessário consultar.

Inscrições para este processo seletivo

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de setembro de 2018 pelo link: http://www.vestibular.ita.br. A taxa de inscrição é de R$ 140,00. O nome com os selecionados deve ser divulgado na data de 21 de dezembro.

Por Isabela Castro



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *