Vestibular UEA 2019 – Isenção da Taxa de Inscrição




Pedidos devem ser feitos até o dia 27 de julho de 2018.

Foram abertas na última segunda-feira, dia 23 de julho, os pedidos para a isenção referente à taxa de Vestibular da edição 2018/2019 e do Sistema de Ingresso Seriado, o SIS, do triênio 2019/2021 da Universidade do Estado do Amazonas, a UEA. Porém, vale lembrar que o tempo é curto, sendo as solicitações aceitas e recebidas somente até a próxima sexta-feira, dia 27 de julho.

A oferta da Universidade do Estado do Amazonas é de 1.893 vagas para os que forem aprovados durante a terceira etapa do SIS. É importante ressaltar que são destinadas 119 oportunidades para pessoas com deficiência e 126 para povos indígenas.


Já para o Vestibular, são no total 2.840 vagas. Dessas, 221 são para pessoas com deficiência e 138 para indígenas.

Como faço para pedir a isenção?

Para pedir a isenção do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), basta acessar o site https://www.vunesp.com.br/UEAM1802. Já para a isenção do Vestibular da UEA, o endereço eletrônico é o https://www.vunesp.com.br/UEAM1801.

Nesse espaço, é possível enviar os documentos para participar do processo referente à desobrigação de pagamento do valor solicitado para a participação nos processos seletivos. Portanto, leia atentamente aos editais e documentos disponibilizados no mesmo link.


Quem pode pedir a isenção?

Para garantir a isenção, os candidatos precisam pedir a solicitação, como já citado anteriormente. Porém, somente estarão aptos aqueles que se encontram em uma das situações previstas em edital.

A primeira se refere ao trabalhador que possui uma renda mensal de, no máximo, três salários mínimos (cálculo em R$ 2.862). Ainda, podem se inscrever participantes que estejam desempregados ou, ainda, autônomos e/ou dependentes de um responsável com uma renda igual ou menor à citada de R$ 2.862.

Para não errar, todos os procedimentos referentes à solicitação da isenção e, ainda, a documentação necessária para cada uma das categorias poderão ser consultadas no edital.

Quando sairá o resultado?

Todos os isentos do Vestibular ou do SIS terão o seu nome divulgado no dia 6 de agosto de 2018. Para aqueles que não forem beneficiados, há a oportunidade de recorrer nos dias 7 e 8 de agosto.

Para esses pedidos de revisão, a resposta será dada no dia 10 do mesmo mês. Nessa data serão abertas também as inscrições para os processos seletivos.

Para aqueles candidatos que receberem a isenção, a inscrição no Vestibular e no SIS ocorre de forma automática. Sua inscrição deverá ser feita de 10 até 31 de agosto, estando as demais informações disponíveis também no edital da isenção.

Sobre os processos seletivos

A primeira etapa do SIS e do Vestibular da UEA é destinada para a prova, sendo ela de habilidades específicas. Essa é voltada somente para os candidatos para cursos de Música, Dança e de Teatro, ocorrendo sua aplicação no dia 16 de setembro. Para esses, o resultado sairá em 27 de setembro.

O documento contendo todos os locais de provas, chamado no processo de Cartão de Convocação, terá a sua liberação em 5 de outubro. Tanto o SIS como o Vestibular serão realizados nas mesmas datas, em 21 e 22 de outubro, a partir das 13h (horário local). Sua composição é a seguinte: dia 1 (21 de outubro), ocorrem as questões objetivas e referentes aos conhecimentos gerais; e dia 2 (22 de outubro), as questões sobre conhecimentos específicos e a redação.

O resultado final de todas as seleções da Universidade sairá em 4 de dezembro. No mesmo dia, será liberado o edital para a matrícula, com todo o cronograma do primeiro semestre de 2019. Em relação ao documento para o segundo semestre, os dias para a matrícula somente serão informadas no próximo ano, em data prevista em 25 de abril de 2019.

Todas as demais dúvidas e esclarecimentos podem ser sanadas nos editais já citados do processo.

Kellen Kunz



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *