Vestibular UFPR 2017 – Calendário e Inscrições




Confira aqui o calendário e a data de inscrições para o Vestibular UFPR 2017.

Foi divulgado nesta terça-feira, dia 2 de agosto, o calendário de vestibular 2017 da Universidade Federal do Paraná, a UFPR. As inscrições vão de 18 de agosto a 15 de setembro, por isso é importante não perder as datas. Este deve ser feito pela internet, no portal http://www.nc.ufpr.br/.

A taxa para participar é de R$ 120. Quem tiver renda familiar baixa poderá pedir isenção de pagamento deste valor. Para isso, basta preencher o formulário entre os dias 18 e 29 de agosto. Este está disponível no endereço eletrônico do Núcleo de Concursos da universidade.


As provas estão agendadas para o dia 23 de outubro de 2016. Além disso, no dia 27 de novembro deve ocorrer a segunda parte do vestibular, destinada à composição de uma prova sobre produção e compreensão textual.

A UFPR listou as obras que serão trabalhadas durante essa avaliação. São elas: Clara dos Anjos, de Lima Barreto; Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade; A Última Quimera, de Ana Miranda; Eles Não Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri; Várias Histórias, de Machado de Assis; Últimos Cantos, de Gonçalves Dias; Sermão de Santo Antônio [aos peixes], de Antônio Vieira; Fogo Morto, de José Lins do Rego; Os Dois ou o Inglês Maquinista, de Luís Carlos Martins Pena; e por último, Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar.

Quem ainda for concorrer aos cursos que possuem exigência de exames de conhecimento específicos, este acontecerá no dia seguinte ao da segunda fase, ou seja, dia 28 de novembro.


É importante ressaltar que alguns dos cursos ofertados pela UFPR vão além da realização das provas do vestibular. Sendo assim, estas contam com um sistema que funciona como uma seleção estendida em que estes candidatos serão também avaliados em aula durante o primeiro semestre. Essa acontece em duas disciplinas dos cursos de matemática, estatística e matemática industrial. Dessa forma, somente permanecem dando continuidade os estudantes que obterem sucesso nelas.

Além destes, o curso de música também conta com uma prova de caráter objetivo sobre música, além de uma prova prática. Quem desenvolverá as provas são professores da área, que irão avaliar o aluno por meio de banca.

Ainda, é importante enfatizar que de todas as vagas abertas, a UFPR destinará 50% para o sistema de cotas para negros. O restante ficará para os demais que estiverem concorrendo e inscritos.

Kellen Kunz



1 comentário em “Vestibular UFPR 2017 – Calendário e Inscrições

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *