Vestibular UFPR 2018 – Inscrições




Vestibular oferta 5.524 vagas distribuídas entre 119 cursos.

No dia 1º de agosto de 2017, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou o edital que estabelece as regras e datas do vestibular 2017/2018 da instituição. Dessa forma, segundo consta no documento oficial, as provas referentes a primeira fase deste certame devem ser realizadas na data provável de 29 de outubro de 2017. A segunda fase, por sua vez, está com data marcada para os dias 26 e 27 de novembro de 2017. O período de inscrição terá início em 16 de agosto e se estende até às 23h00 do dia 14 de setembro de 2017.

Serão oferecidas nada menos que 5.524 vagas neste vestibular, sendo as mesmas distribuídas entre os 119 cursos ofertados pela instituição. Em relação ao número total de vagas, 4.734 são para ingresso no primeiro semestre e outras 790 vagas para o segundo semestre. Metade das vagas é para disputa na ampla concorrência e a outra metade é destinada para os cotistas.


Mudanças

Dentre os principais destaques estão às mudanças anunciadas pela UFPR por meio do edital divulgado. Com isso, serão realizadas bancas para validar ou não a candidatura dos autodeclarados negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiências antes mesmo da primeira fase, haja vista tais indivíduos possuírem direitos quanto às cotas na UFPR. Tais bancas devem ocorrer no período de 9 a 20 de outubro de 2017.

A UFPR destaca que a antecipação das bancas, que nas edições anteriores do vestibular eram realizadas depois do resultado da segunda fase, é justamente uma forma de trazer mais eficiência ao processo seletivo. Muitos estudantes tinham a sua candidatura indeferida e todo um processo era necessário. Com essa antecipação, caso a banca julgue descabido o pedido do candidato de ser enquadrado no grupo dos cotistas (negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência), ele ainda poderá efetuar a mudança de categoria e continuar a prestar o vestibular normalmente. Dessa forma, o mesmo poderá realizar as provas na nova categoria em questão.

Outra mudança bastante importante é quanto ao número de classificados para a segunda fase do processo seletivo. Segundo a regra anterior, tal número variava de acordo com o curso em questão escolhido pelo candidato no ato da inscrição. No entanto, com as alterações publicadas no edital, o número de classificados para a segunda fase passa a ser de três vezes mais que o número disponível de vagas para o determinado curso.


Inscrição

Os candidatos terão o período de 16 de agosto até 14 de setembro de 2017 para realizarem suas respectivas inscrições. Tal procedimento deve ser feito de forma exclusiva através da internet. Sendo assim, o candidato deverá acessar o site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br). A taxa de inscrição será de R$ 120,00 para os candidatos e R$ 119 para os chamados treineiros, ou seja, aqueles que ainda não reúnem condições para ocupar uma vaga na universidade, mas desejam realizar a prova como uma espécie de teste. Essa taxa deve ser paga, no máximo, até o dia 15 de setembro.

Para demais informações, é muito importante que o candidato leia todos os termos contidos no edital referente ao vestibular da UFPR 2017/2018. É através deste documento que o candidato encontra todas as informações do processo seletivo tais como: datas, horários, como solicitar isenção da taxa de inscrição, disposições gerais e etc. O edital oficial se encontra disponível aqui: www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2018.

Além disso, caso o candidato deseje conhecer um pouco mais sobre esta instituição de ensino superior, uma das principais do país, saiba que isso é bastante fácil. Basta acessar o site oficial da UFPR (www.ufpr.br/portalufpr). Nesse portal você irá encontrar a lista completa de cursos disponíveis na UFPR por campus, a grade curricular, informações quanto a disponibilidade de horários de cada curso, todas as informações institucionais dentre outros detalhes.

Por Bruno Henrique



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *