Vestibular UFSC 2019 – Universidade Federal de Santa Catarina




Seleção oferece mais de 4.500 vagas. Inscrições poderão ser feitas até o dia 3 de outubro de 2019.

As pessoas já sabem que para ser bem sucedido estudar é muito importante. Afinal, é por meio de uma formação de qualidade que as chances de trabalho aumentam e assim os profissionais conseguem êxito em suas carreiras.
No Brasil a cada ano que passa essa mentalidade sobre a importância de se possuir uma formação completa e de qualidade tem crescido cada vez mais, principalmente nos jovens estudantes do ensino médio, que aproveitam o ensino médio para se prepararem para processos seletivos que oferecem vagas em universidades.

Dessa forma, se você é residente de Santa Catarina e gostaria de conquistar uma vaga em curso universitário e dar o primeiro passo para a construção de um futuro promissor, não perca a oportunidade que está sendo oferecida pela UFSC.


A Universidade Federal de Santa Catarina acaba de abrir inscrições para o seu Vestibular do ano de 2019.

As inscrições tiveram início no último dia 04 deste mês de setembro e de acordo com o edital de abertura do processo, seu encerramento está previsto para o dia 03 do mês de outubro. Ou seja, os interessados terão um mês para realizarem as suas inscrições no processo seletivo da UFSC.

Ainda de acordo com as informações disponíveis no edital de abertura do processo, serão disponibilizadas um total de 4.555 oportunidades.


Quem desejar se inscrever para ter sua inscrição efetuada com sucesso precisa pagar uma taxa no valor de R$135.

No edital é informado que deste total de vagas disponíveis no processo, quase três mil são para estudantes que fazem parte do programa de cotas, o que inclui cotas de raças e de pessoas portadoras de deficiência.

As vagas serão disponibilizadas para cursos a serem realizados na UFSC, que possui instalações nas cidades de Joinville, Florianópolis, Curitibanos e Blumenau.

Os estudantes que tenham interesse em realizar o Vestibular 2019 e não possuem condições financeiras para pagar a taxa de inscrição, podem tentar a isenção.

Dessa forma, a universidade informa que irá receber os pedidos de isenção até a data do dia 24 do mês de setembro. Contudo, é preciso que a documentação seja entregue até este dia e que esteja completa.

Os documentos necessários estão informados no edital do processo, mas o pré-requisito mais importante é que o estudante possua inscrição no CadÚnico e no NIS, que é o Número de Inscrição Social (NIS).

Também serão aceitos solicitações de isenção de estudantes que tenham estudado ensino fundamental e médio em escolas que pertencem à rede pública de ensino ou alunos que sejam bolsistas em colégios da rede privada de educação, que possuam uma renda familiar de no máximo 1,5 salário por pessoa.

Para saber como os documentos devem ser enviado à universidade, o interessado deve consultar o edital. A universidade irá divulgar os nomes dos candidatos isentos no dia 27 do mês de setembro.

A UFSC ainda não informou os locais onde haverá aplicação das provas do vestibular. Mas a data para divulgação da data está prevista para o dia 22 do mês de novembro. Também a partir desta data os inscritos no processo terão acesso à informações sobre o número de inscritos por curso e o nível de concorrência.

As provas estão marcadas para serem realizadas do dia 08 ao dia 10 do mês de dezembro. Haverá aplicação de provas nas mesmas cidades em que os cursos serão realizados. As provas terão início às 14 hs.

Os interessados que se inscreverem para o curso de Artes Cênicas, além das provas, ainda terão que realizar um THE, que é um Teste de Habilidades Específicas, cuja data ainda será definida e informada pela Universidade.

O resultado final com os nomes dos candidatos aprovados no processo ainda não tem uma data confirmada, o que deve acontecer nos próximos dias.

Este processo vale entrada na universidade para os dois semestres do ano de 2019.

Sirlene Montes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *