Vestibular Unesp 2019 – Inscrições




Interessados poderão se inscrever até o dia 8 de outubro de 2018.

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2019 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ao todo estão sendo ofertadas 7.345 vagas. As inscrições seguirão em aberto até o dia 08 de outubro e podem ser realizadas por meio do site: https://www.vunesp.com.br/VNSP1803.

Segundo informações da própria Unesp, algo em torno dos 400 mil estudantes do 3° ano de instituições de ensino públicas estaduais do estado (o que inclui as Etecs) terão direito a um desconto na faixa de 75% sobre o valor da taxa de inscrição. Antes de realizar a candidatura no vestibular 2019 da Unesp, esses alunos precisam procurar a Secretaria de seus respectivos coégios, a fim de fazer a retirada da senha que deverá ser informada ao sistema no momento de efetuar o cadastro na ficha de inscrição. Ao realizar esse processo um boleto será gerado será no valor de R$42,50.


Isenção ou redução de taxas

Os vestibulandos que solicitaram a isenção total ou a redução de 50% do valor da taxa terão seus pedidos analisados até a última semana do mês de setembro. Neste caso, os resultados sobre a aceitação( ou não) dos pedidos serão divulgadaos até a data do dia 25 do referido mês. Os participantes que conseguirem a gratuidade total da taxa terão suas inscrições confirmadas. Os demais precisaram efetuar o pagamento da outra metade para que o cadastro seja considerado válido.

Vale observar que a isenção total da taxa é direcionada para duas categorias de candidatos de baixa renda:

  1. Quem tem bolsa integral para estudar em escola particular e uma renda familiar de no máximo 1,5 salário por membro.
  2. Estudantes de baixa renda de escolas públicas

Nos dois casos é necessário que os inscritos tenham cadastro no CadÚnico.


Já para o desconto de 50% do valor da taxa, a informação é de que ele é direcionado para estudantes de nível médio ou candidatos pré-vestibulares que tenham renda menor que dois salários mínimos ou que estão em situação de desemprego.

Sobre as vagas oferecidas

Do número total de vagas (7.365), 3.698 são destinadas para estudantes de escolas públicas. E dentro dessas oportunidades, 1300 ainda são reservadas para candidatos que se declararem indígenas, pardos ou pretos.

As vagas apontadas acima para o vestibular 2019 da Unesp estão sendo distribuídas entre 173 cursos gratuitos. Eles são oferecidos em mais de 20 cidades do Estado de São Paulo.

No mais, a Unesp informa que aceita as notas do Enem como parte da pontuação obtida nas provas de conhecimentos gerais. O candidato precisa ter atenção, uma vez que essa opção deve ser apontada no momento da inscrição.

Vestibular Unesp 2019

A Unesp tem, por tradição realizar duas etapas de provas em suas seleções para vestibulares. Além disso, ainda há os testes de conhecimentos específicos em determinados casos. A universidade informa com antecedência onde os exames ocorrerão.

A primeira fase de seleção está prevista para ocorrer no dia 15 de novembro de 2018. Nessa etapa, as provas contarão com 90 questões objetivas dividas entre as disciplinas/áreas de matemática e suas tecnologias, ciências da natureza, ciências humanas, códigos e suas tecnologias e linguagens.

A primeira fase ocorrerá em 31 cidades do estado de São Paulo. Para os participantes de outras regiões as provas também serão aplicadas em Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Brasília (DF).

Os aprovados e convocados para a segunda fase terão seus nomes divulgados no dia 03 de dezembro. Essa etapa ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. Os exames terão 36 questões discursivas distribuídas entre as áreas acima + redação.

A classificação geral dos candidatos do vestibular 2019 da Unesp será divulgada no dia 1° de fevereiro. Os aprovados na primeira fase de convocação precisam se matricular, via internet, até o dia 04 do mesmo mês.

Para saber mais acesse o manual do candidato.

Denisson A. Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *