Vestibular Unicamp 2020 pode sofrer Mudança





Universidade estuda mudar o formato do seu vestibular.

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) quer mudar o formato do seu vestibular e a expectativa é que as mudanças ocorram até para a próxima seleção. Em março, toda a proposta será discutida e votada pelos gestores da Universidade.

De acordo com as mudanças estabelecidas, o foco será priorizar as áreas de conhecimentos que estão vinculadas ao curso e também diminuir um dia de prova da segunda etapa. Dessa forma, seriam eliminados os conteúdos que abrangem a parte de conhecimentos gerais.




Segundo José Alves, coordenador executivo da Comvest/Unicamp, o motivo da mudança na estrutura do vestibular está ligado à necessidade de atualização das provas do vestibular, que se mantém na repetição há mais de 30 anos.

Vestibular Unicamp: como serão as mudanças?

Uma das mudanças é a diminuição de um dia de provas na 2ª fase do vestibular UNICAMP. A 2ª etapa vai abranger o primeiro dia com redação e também português, e o segundo será formado por perguntas interdisciplinares e também de matemática, além de uma parte de conhecimentos gerais e questões específicas, que variam de acordo com a área do curso escolhido.


Além disso, na primeira fase não terão mudanças, o formato será mantido conforme os vestibulares anteriores, sendo de questões de múltipla escolha que fazem parte dos conhecimentos gerais e também questões interdisciplinares.

Desta forma, a segunda fase era formada por três dias, sendo:

1º Dia: questões que estejam relacionadas a português, literatura e também redação

2º Dia: questões que estejam relacionadas à matemática, história e também geografia

3º Dia: questões que estejam relacionadas à ciências biológicas, física e química.

Com as mudanças no formato, a segunda fase será composta da seguinte maneira:

1º dia: questões que estejam relacionadas a questões discursivas de língua portuguesa e redação.

2º dia: questões interdisciplinares, que envolvem matemática e também áreas específicas dos cursos.

O objetivo é que um dia de provas seja diminuído na segunda fase, o que deve ser menos cansativo e direcionar o foco do estudante para a área escolhida. Além disso, as mudanças são vistas de forma benéfica pelos cursinhos e colégios que fazem preparação para o vestibular UNICAMP.

Dicas de estudo para o vestibular 2019 UNICAMP

– Faça um cursinho preparatório para direcionar os seus estudos. Nas aulas, preste atenção e tente identificar os conteúdos que você tem mais dificuldade.

– Além das disciplinas trabalhadas em sala de aula, estude e faça revisão. Ou seja, além da teoria trabalhada pelos professores, busque intensificar e ampliar a sua forma de estudo. Por exemplo, ao chegar a casa descanse, mas revise o conteúdo que foi visto em sala de aula.

– O conhecimento é adquirido aos poucos, por isso é tão importante estudar e revisar o conteúdo, uma vez que a disciplina deve ficar presente na sua memória de curto/longo prazo.

– Faça simulados para o vestibular UNICAMP. Fazer simulados é essencial para a sua preparação, para você conseguir identificar os seus pontos fortes e fracos, para saná-los até o dia do seu vestibular.

– Treine redação. Crie o hábito de escrever, treinar e praticar. Preste muita atenção ao feedback da correção da sua redação. Identifique em que parte você precisa melhorar: introdução, desenvolvimento ou conclusão?

– Tenha uma rotina de estudo. Estudar é hábito e com força de vontade, disciplina e persistência você vai conseguir.

– Ao estudar confie no seu potencial e dê o seu melhor, afim de conseguir o resultado que almeja. Com dedicação, você vai conseguir conquistar uma vaga na UNICAMP ou outra universidade que almeja.

– Faça um planejamento, organize-se, preste atenção nas aulas e faça a sua parte, para colher os resultados. Estude em um ambiente limpo e organizado.

O que você achou das mudanças no vestibular UNICAMP? Deixe o seu comentário e compartilhe a notícia nas suas mídias sociais.

Por Babi



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *